quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Amamentação

NO SILÊNCIO DA MADRUGADA....


Bom, amamentar é a melhor coisa que você pode fazer para seu filho. Tenha certeza disso. Mas até quando? A OMS recomenda exclusivo até seis meses de idade e, após introdução alimentar, até dois anos ou mais.
Minha opinião é a mesma ou até quando a mãe e o bebê quiserem. Se o leite continua fornecendo nutrientes e vitaminas mesmo após o sexto mês de vida do bebê? Sim, seu leite ainda é (e muito) saudável pra ele. Vale ressaltar que desmame antes do primeiro ano de vida não é natural e é considerado precoce. Se sentir que seu bebê esta evitando, recusando ou algo nesse sentido verifique se ele não esta com os dentes nascendo, estado gripal (já que nariz obstruído atrapalha as mamadas) e ainda se ele não esta com excesso de bicos (leia-se aqui chupeta e mamadeira). Quando ocorre excesso de bicos eles passam a recusar o seio devido à dificuldade que sentem na sucção, visto que sugar a mamadeira e a chupeta requer um tipo de sucção (mais fácil) e a sucção do seio exige mais do bebê.

Até quatro meses atrás eu acordava todas as noites para acalentar meu filho (não mama mais de madrugada, mas usava chupeta) e realmente cansa. É ruim ter um sono cortado, não ter aquela noite longa de sono. Atualmente não tenho mais essa questão, pois ele não usa mais a chupeta.  
Conversei com uma mãe e ela me disse que quer desmamar seu filho de um ano e meio no período noturno, que de dia ela esta tranquila, mas que precisa descansar de madrugada. Eu entendo essa mãe. Sei que o ideal é o auto-desmame, sem cortar mamadas noturnas e tudo mais.
No entanto, eu me coloco no lugar dela e então penso: ela vai se esgotar profundamente e então fazer um desmame abrupto podendo desconstruir toda essa relação estabelecida até hoje ou posso orientá-la explicando o quanto é normal e ideal amamentá-lo por mais tempo e indicar algum caminho que possa ajudá-la com as mamadas noturnas.
O despertar noturno é normal. O sono fica mais leve, acordamos e logo voltamos a dormir. Faz parte. Acontece que a maioria dos bebês nos envolve quando o assunto é conseguir voltar a dormir. Quando existe uma associação do peito (inclui-se aqui mamadeira e | ou chupeta) com o sono, ele acredita firmemente que precisa daquilo para conseguir voltar a dormir.
Ele acredita que apenas através da sucção voltará a adormecer. E tem algo de errado nisso?
Na minha opinião não e é normal. Acontece que nossas vidas são corridas demais e não conseguimos viver ´´apenas´´ para cuidar deles e adormecer no mesmo horário. Dessa maneira, nos exaurimos.
É nessa hora que penso que essa técnica pode ser benéfica. Já li várias coisas que ´´dizem´´ ajudar e ser o melhor, mas essa foi a mais humana e respeitosa que encontrei.
Recebe o nome de Plano de Remoção Gentil da Pantley. Ela leva um tempo, onde você irá alterar suas noites por um período até que o plano funcione e, ao final, vai valer a pena já que seu bebê vai aprender a desassociar a necessidade de sucção para poder adormecer.

O PLANO
´´Quando o bebê acordar siga em frente e ofereça o seio (chupeta ou mamadeira se for o caso). Mas, em vez de deixá-lo lá e voltar para a cama ou então deixá-lo cair no sono no peito, deixe-o sugar por alguns minutos até a sua sucção diminuir e ele estar relaxado e sonolento, então remova cuidadosamente o seio. Muitas vezes, especialmente no início, o bebê vai se assustar e voltar para o seio. Tente segurar de maneira bem suave sua boca fechada com o dedo sob o queixo, mantendo uma pequena pressão e, ao mesmo tempo, acalente-o. Se ele lutar contra isso e reclamar, ofereça o seio novamente e repita o mesmo processo descrito acima, quantas vezes forem necessárias até que ele adormeça.
Quanto tempo devo esperar para retirar o seio (chupeta ou mamadeira) entre as remoções? Cada bebê é diferente, mas cerca de 10-60 segundos entre as retiradas normalmente funcionam. Preste atenção na sucção do bebê e quando ele diminuir o ritmo faça a remoção. O momento em que ele mais relaxa e até dá uma ´´tremidinha´´ na boca é o ideal.
Pode levar de duas a cinco (ou até mais) tentativas, mas eventualmente seu bebê vai adormecer sem o seio (chupeta ou mamadeira) em sua boca. Ao fazer isso várias vezes ao longo de um período de dias, você vai notar que as remoções vão ficando muito mais fáceis, e seu despertar menos frequente. O momento mais importante de usar plano de remoção gentil de Pantley é o primeiro adormecer da noite.
Depois de conseguir que seu bebê durma melhor à noite, você pode então trabalhar nos cochilos do dia.
Antes de utilizar qualquer técnica os pais que estão esgotados frente aos despertares noturnos devem para e observar quanto a rotina (ou falta dela), apego e proximidade com a mãe, alimentação (lembrando que produtos industrializados e açúcares prejudicam o padrão de sono), ritual de sono, como essa criança adormece, o uso de televisão, sonecas restauradoras durante o dia e demais fatores.

O importante é ser respeitoso, humano e que exista um real desejo partindo da mãe e não do pai, da vó ou da tia.
Referência: Livro ´´Soluções para Noites sem choro´´ de Elizabeth Pantley 
Beijos e gratidão!

---------------------------------------------------------------------------------

A IMPORTÂNCIA DE SE PREPARAR

A maioria de nós mulheres, principalmente mães de primeira viagem, quando recebemos a noticia da gravidez pensamos, planejamos e fazemos muitas coisas: sonhamos com um bebê, quarto do bebê, enxoval, fotos, chá de fraldas, enfim. Uma infinidade de coisas que, cá entre nós, é gostoso sim.
Porém, colocamos de lado muitas vezes a preparação para parir e a preparação para o que esta por vir após o nascimento do bebê.
Não estou dizendo que se fizer esse ou aquele curso de gestante você estará preparada para ser mãe e não irá passar por nenhum tipo de problema, não. Até porque dependendo do curso é melhor nem fazer mesmo.
Na minha opinião, ainda inserido no pré-natal, deveria existir uma abordagem específica no que diz respeito à amamentação e os primeiros dias pós-parto. Desde que isso seja feito por um profissional que entenda do assunto e que preze pela amamentação. Independente do tipo de parto a amamentação deve ser abordada e tratada com a devida importância que tem.
Nas últimas semanas duas mães desistiram de amamentar porque adquiriram um problema ainda na internação hospitalar após o parto, demoraram alguns dias para pedir ajudar e, quando a ajuda chegou, o esgotamento e estresse já estavam instalados e a amamentação sendo vista como um fardo ao invés de algo prazeroso. E quero ainda ressaltar que ambas tinham leite e bebê com sucção efetiva. Uma triste realidade que poderia sim ser evitada.
Atualmente tenho presenciado a falta de preparo por parte das maternidades ao receber um recém-nascido e uma puérpera. É assustador.
A mãe chega em casa cansada, com um recém-nascido que ainda esta aprendendo a conhecer, visitas que não acabam nunca, uma nova rotina e ás vezes não sabe nem por onde começar (se primeiro troca e depois amamenta, que horas vai dar o banho, enfim). E, junto com tudo isso, um bebê que não consegue mamar, um peito dolorido e/ou fissurado, mamas ingurgitadas, leite que ainda não apareceu e muitos, muitos conselhos não desejados.
Não sabem massagear as mamas, ordenhar quando os seios estão ingurgitados, ajudar o bebê a fazer a pega correta.
Se as mulheres que já se preparam adequadamente com profissionais especializados passam por dificuldades imaginem só as que não passam por preparo algum?
A mensagem que quero deixar é que tão importante ou mais quanto planejar o quarto do seu bebê é se preparar para a amamentação, obstáculos possíveis, como enfrentá-los e as primeiras semanas pós-parto.
Você que esta grávida pense nisso e busque por preparo adequado! E você que acabou de ter seu bebê ainda é tempo!

Gratidão!

3 comentários:

  1. Minha filha de 1 ano e 2 meses só dorme no peito. E larga o peito sozinha assim q adormece. As vezes rápido, as vezes mais demorado. Começou a acordar de madrugada qdo fez 1 ano, o q não fazia desde os 20 dias. Acorda e mama no peito e em poucos minutos ela larga o peito e vira de lado dormindo. Será q essa técnica de Panthley tbm se encaixa nessa situação? Já q ela mama firmemente até soltar o peito, sem diminuir a sucção. Tem me esgotado demais acordar de madrugada, por mais rápido q seja. Obrigada!
    PS: adoro seu blog, é ótimo😃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha faz a mesma coisa, mas ela sempre acordou a noite pra mamar. Tb tenho essa duvida

      Excluir
    2. A minha faz a mesma coisa, mas ela sempre acordou a noite pra mamar. Tb tenho essa duvida

      Excluir